1961
Cartola e Elton Medeiros
"O Sol Nascerá"é uma canção composta pelo sambista Cartola, em parceria com Elton Medeiros. A canção foi composta em 1961 na casa de Cartola, na época muito frequentada por diversos sambistas, entre os quais Zé Keti, Nelson Cavaquinho e Elton Medeiros, este último co-autor de "O Sol Nascerá".
Segundo Elton Medeiros, a letra nasceu de maneira improvisada. Cartola e ele haviam acabado de compor um samba chamado "Castelo de Pedrarias", quando chegou o amigo Renato Agostini, que após ouvir o novo samba desafiou os compositores a fazer outra letra, ali na hora, em sua presença. Pouco depois estava pronto o samba "O Sol Voltará".
Três anos depois do episódio, a canção foi uma das escolhidas para integrar o álbum de estreia de Nara Leão, até então considerada uma musa da Bossa Nova. Na gravação, atendendo a um pedido do produtor Aloysio de Oliveira, o título foi alterado para "O Sol Nascerá".
Considerado como um marco da redescoberta de Cartola durante a década de 60 e também da revelação de Elton Medeiros como compositor, "O Sol Nascerá" foi gravado pelo próprio Cartola para o seu álbum homônimo, o primeiro de sua carreira, tendo arranjo de Dino 7 Cordas.
Um ano antes, havia sido gravada para o também disco de estreia de Elton Medeiros, em um pot-pourri com o samba "Mascarada", ambos com arranjo de Orlando Silveira.
Cavaquinho: Waldiro Frederico Tramontano (Canhoto)
Violão 7 Cordas: Horondino José da Silva (Dino 7 Cordas)
Pandeiro: Gilberto D'Ávila e Jorge José da Silva (Jorginho do Pandeiro)
Surdo: Gilberto D'Ávila
Tamborim: Luna
Cuíca: Nilton Delfino Marçal (Marçal)
Violão: Jaime Tomás Frorence(Meira)
Flauta: Nicolino Cópia (Copinha)
Violão: Cristóvão Bastos
Ritmo: Dazinho, Elizeu Felix, Geraldo Sabino e Nilton Delfino Marçal (Marçal)
Caixa de Fósforo: Elton Medeiros
Cavaquinho: Jonas Pereira da Silva
Bateria: Juquinha
- 1964 - Nara Leão: "Nara"
- 1965 - Elis Regina e Jair Rodrigues: "Dois Na Bossa"
- 1965 - Eumir Deodato: "Ataque"
- 1988 - Leny Andrade: "Cartola 80 Anos"
- 1998 - Márcia: "Cartola 90 Anos"
- 2002 - Ney Matogrosso: "Ney Matogrosso Interpreta Cartola"
- 2003 - Paulinho da Viola: "Meu Tempo É Hoje